Cirurgia Plástica
As Cirurgias Plásticas nas quais atuo
O objetivo da cirurgia plástica é corrigir partes do corpo que apresentam anormalidades em relação à forma anatômica normal. Como a cirurgia plástica realiza correções em órgãos e tecidos de todo o corpo, esta especialidade é caracterizada por um alto grau de multidisciplinaridade. O cirurgião plástico não só trabalha com inúmeros especialistas de outros campos da cirurgia (senologia, traumatologia, ortopedia, cirurgia geral e cirurgia vascular, etc.), mas existem inúmeras outras especialidades dentro da cirurgia plástica, tais como cirurgia dos seios, cirurgia das mãos, cirurgia dos membros inferiores, cirurgia de queimaduras, cirurgia reconstrutiva e cirurgia estética. O Dr. Adson atua tanto na Cirurgia Plástica Estética , como na Reparadora. Conheça quais procedimentos são suas especialidades.
Os procedimentos mais comuns de cirurgia plástica incluem operações para tratar doenças relacionadas à idade, ressecção de tumores, correção de cicatrizes e correção de deformidades. As técnicas mais utilizadas pelo cirurgião plástico são as mais comuns:
– Transplantes: O tecido é retirado de outra parte do corpo do paciente (por exemplo, o abdômen). Esta área é chamada de “região doadora”. Após a remoção, estes pedaços de tecido são reimplantados em outra parte do corpo chamada “região receptora” (por exemplo, a coxa);
– Cirurgia de retalho: o tecido permanece ligado à região doadora e é transferido para a região receptora, que, portanto, deve estar o mais próximo possível;
– Implantes: Estes são normalmente usados para fechar ou corrigir malformações congênitas (como uma fissura labial e palatina ou uma malformação dos seios ou dos genitais). Os implantes também são utilizados para malformações que ocorreram posteriormente (como resultado de um acidente ou lesão, doença, queimaduras graves ou devido a uma intervenção cirúrgica anterior). Os implantes mais conhecidos são certamente os implantes mamários. Entretanto, existem também próteses feitas de materiais similares para bezerros, nádegas e maçãs do rosto. Além disso, existem próteses externas que servem para substituir a área ausente de uma parte do corpo. Este pode ser o caso, por exemplo, para o nariz e as orelhas.
Uma das mais importantes especializações de cirurgia plástica já mencionada é a cirurgia reconstrutiva, na qual o objetivo é restaurar as funções da região do corpo operado. Um exemplo clássico de cirurgia reconstrutiva é a reconstrução dos seios. Este é um procedimento que se tornou parte integrante do tratamento do câncer de mama nos últimos anos. Também podem ser encontradas soluções em casos onde uma mastectomia total não pode ser evitada, por exemplo, adicionando volume e forma ao seio através de cirurgia reconstrutiva para que os afetados não percebam uma operação total como desfiguradora.
Na cirurgia reconstrutiva, melhorar a aparência estética das partes do corpo tratadas pelo cirurgião é um objetivo importante, mas secundário. Na cirurgia plástica, por outro lado, melhorar a aparência e a beleza do rosto e do corpo é o objetivo principal. O trabalho do cirurgião cosmético consiste em corrigir imperfeições estéticas mais ou menos óbvias que podem afetar a auto-estima ou o bem-estar psicofísico do paciente, o que por sua vez tem um impacto significativo na qualidade das relações interpessoais. Entre as imperfeições mais freqüentemente corrigidas pelo cirurgião cosmético estão as alterações relacionadas à idade na área da face que são percebidas como perturbadoras. Um dos procedimentos mais comumente realizados é, portanto, o lifting facial, mas também são realizados o aumento ou redução dos seios, lipoaspiração, rinoplastia (melhorando a aparência estética do nariz) ou otoplastia (corrigindo “orelhas protuberantes” ou outras deformidades da orelha). O objetivo principal é restaurar uma harmonia esteticamente agradável de formas que seja o mais natural possível.
c