Cicatrizes inestéticas

Queloides e cicatrizes hipertróficas. As cicatrizes inestéticas são bastante frequentes. Podem acontecer devidos a uma cicatriz alargada que normalmente ocorre em uma área de tração ou de articulação ou porque a cicatrização se deu por segunda intenção, isto é, cicatrizou sozinha sem os devidos cuidados.

Por sua vez, o queloide costuma ultrapassar o limite da cicatriz e pode formar cicatrizes volumosas e com formas variadas que tendem a crescer com o passar dos anos. Já a cicatriz hipertrófica respeita os limites da ferida, podendo em alguns casos até regredir posteriormente. Elas decorrem de uma produção excessiva, desorganizada e patológica do colágeno que interfere na fisiologia da cicatrização natural.

Ainda não há um tratamento 100% eficaz para os queloides e cicatrizes hipertróficas, mas a combinação de cirurgia, aplicação de medicações tópicas, pressoterapia com placas de silicone e até mesmo a associação com betaterapia (radiação superficial em doses controladas), costuma melhorar os resultados.